Além da importantíssima cultura de segurança, outro ponto fundamental para se ter uma eficiente segurança no trabalho é a empresa estar sob uma forte liderança. Um gestor de segurança deve se destacar como líder, sendo, portanto, um dos principais fatores para que seja possível implementar mudanças e melhorias nas organizações o quanto antes, de acordo com as necessidades.
O papel da liderança na segurança do trabalho é um assunto realmente amplo, porém, é possível ressaltar certas características quais os gestores/líderes devem começar a valorizar para a segurança: ter um valor pessoal, ter uma visão e ter credibilidade.
Ter um valor pessoal, neste caso, é se importar de fato com a segurança. Não apenas por que alguém diz que é importante, mas saber, lá no fundo, sobre a origem dessa importância. Ou seja, o quão forte é a sua intenção de mitigar riscos e prevenir lesões e doenças na sua organização? Ou mesmo em sua comunidade e em sua própria família?
As pessoas que aceitam a segurança como um valor fundamental têm algo em comum: elas acreditam que podem fazer a diferença, que pode ter sucesso. Elas sabem que precisam assumir a responsabilidade por suas decisões e ações, além de serem confiantes mesmo não tendo ainda todas as respostas. Sem contar que passam um bom tempo aprendendo sobre segurança, causas de acidentes e prevenções de eventos indesejados.
Apenas querer não é suficiente. Isso significa que para fazer algo acontecer, precisamos ter uma imagem nítida daquilo que desejamos – uma visão. Líderes em segurança no trabalho, portanto, têm de possuir uma visão direcionada para a segurança.
Quando falamos sobre ter visão, queremos dizer a necessidade de saber que a segurança no trabalho se aperfeiçoa dia após dia, com os devidos passos. Um líder com essa característica é capaz de descrever o que os trabalhadores estarão fazendo de diferente nos próximos três, seis ou nove meses, o que de fato vai mudar em suas rotinas e ainda reconhecer progresso ao mesmo tempo em que ele acontece. Isso tudo enquanto consegue convencer pessoas ao seu redor de que elas vão ser bem-sucedidas.
Uma boa visão vai mudar as crenças das pessoas sobre o que é possível ou não, fazendo com que elas saiam de suas zonas de conforto. Porém, para uma visão ser compartilhada, um líder também precisa de credibilidade.
Quando líderes possuem credibilidade aos olhos dos trabalhadores, não é preciso trabalhar tão duro para influenciá-los. Eles ficam menos resistentes a mudanças, são convencidos mais facilmente e levantam menos objeções. Isso não significa que não vai haver certa resistência, uma vez que é parte essencial de qualquer mudança organizacional. No entanto, as pessoas vão perder menos tempo se perguntando se aquilo é “para valer” ou se vai funcionar.
Se você tem credibilidade, tem a confiança das pessoas, seja qual for a sua decisão.
Deste modo, se você quer melhorar a segurança do trabalho, comece pela forte liderança. Tenha uma visão para cultura de segurança que quer gerar em sua empresa, e coloque seus valores e credibilidade em ação visível para todos.