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O que é Plano de Contingência ou Plano de Continuidade de negócios?
2.jpg Plano de Continuidade de Negócios (PCN) é um processo capaz de proporcionar a uma empresa um nível de funcionamento operacional suficiente após interrupções ou incidentes de negócios. Na prática, suponha que uma empresa teve seus dados tomados após invasão de hackers. Se ela possui um plano de continuidade dos negócios, poderá operar suficientemente até que a situação seja normalizada. Equipamentos, instalações, sistemas de informação, pessoal e informações podem ficar indisponíveis, certo? Dessa forma, podemos pensar que o PCN é um importante mecanismo de prevenção à ocorrência de desastres. Diante de uma ocorrência, a empresa está preparada para minimizar o impacto da crise em seus negócios, pois existem processos alternativos diante da indisponibilidade dos processos atuais.
E o que é gestão de continuidade de negócios?
É somente um nome relacionado ao plano de continuidade dos negócios. Diz respeito a prevenção e planejamento diante de incidentes ou ocorrências que impactam na operação empresarial. Ainda neste sentido, podemos dizer que o Plano de Continuidade de Negócios reúne um conjunto de ações e procedimentos que integram o processo de gerenciamento de crises. Por este motivo, é fundamental que as estratégias e os planos táticos sejam desenvolvidos preventivamente. Quando ocorrer o incidente, a empresa já está planejada para garantir seus serviços essenciais.
Quais são os principais objetivos do planejamento de continuidade de negócios?
Quando falamos de Plano de Continuidade de Negócios, estamos falando de prevenção em TI. Por isso, pensar em qual a função do plano de continuidade de negócios é considerar minimizar impactos negativos. Por meio dessa medida administrativa, os gestores podem assegurar a continuidade das operações comerciais em eventual indisponibilidade prolongada de ativos e recursos que suportam essas operações. Portanto, seu objetivo é garantir que os sistemas críticos de uma empresa retorne à condição operacional regular em um prazo aceitável após ocorrência de um incidente de segurança. Dessa forma, mesmo em situações de contingência, consegue resguardar interesses, imagem, reputação e atividades de uma organização.

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